Perguntas frequentes
Os funcionários da Biblioteca sempre estarão à disposição para responder qualquer pergunta relacionada ao uso da Biblioteca, ao acesso ao acervo e à utilização de seus serviços.
A forma de ingresso do candidato no Colégio Militar Tiradentes ocorre no ano escolar inicial do Ensino Fundamental II, 6° ano.
O contato com o Acolhimento poderá ser realizado pelo telefone: (61) 3550-7631, ou pelo e- mail: acolhimento.cmt@gmail.com ou, ainda, via EscolaWeb.
O aluno deverá realizar o pedido pessoalmente na Secretaria Escolar do CMT ou pedi-lo pelo aplicativo EscolaWeb.
A retirada da declaração pode ser feita com 24 horas depois da solicitação. As declarações têm validade de 30 dias.
O cadastro do aluno é feito automaticamente quando entra na Instituição de Ensino.
O aluno ou responsável poderá fazer um requerimento por meio do aplicativo EscolaWeb, no menu atendimento geral. No requerimento deverá ser informado o nome do professor ou coordenador e a disciplina. Posteriormente será encaminhado para o setor responsável, que marcará a reunião requerida.
Para os alunos novos: no início do ano letivo será encaminhado um e-mail aos pais/responsáveis para cadastrarem um usuário e senha para acesso ao aplicativo EscolaWeb.
Para os demais alunos: caso tenham qualquer dificuldade ao acessar o aplicativo ou não recebam os dados de acesso até o dia informado, os responsáveis deverão entrar em contato com a Seção de Avaliação Técnica e Institucional (SATI) para cadastrarem um endereço de e-mail válido. Dessa forma, receberão o nome de usuário e senha para acessarem o Portal.
Para mais informações, clique no link para ter acesso ao Manual do aplicativo EscolaWeb:
A cópia do atestado médico deverá ser anexada no aplicativo EscolaWeb (menu atendimento). Posteriormente, o atestado original deverá ser entregue na Seção da Comunicação Social, em até 24 horas. Caso o aluno tenha condições, ele mesmo poderá entregar o atestado físico no dia seguinte.
Recomenda-se aos alunos com restrições às atividades diárias que permaneçam com uma cópia do atestado.
"Art.9º A forma de ingresso do candidato no Colégio Militar Tiradentes, nos demais anos escolares, dar-se-á mediante prova de seleção, avaliação médica e avaliação psicopedagógica, conforme previsão de vagas.
Parágrafo único: Podem ser dispensados da prova de seleção nos casos do caput, observados os limites de vagas estipulados pelo CMT:
II - alunos oriundos de Colégios Militares de Polícias Militares, desde que o responsável legal tenha sido transferido ex officio para o Distrito Federal."
A transferência ex officio a que se refere o artigo acima, do Decreto 37.786/2016, do Regulamento do CMT, será efetivada em razão de comprovada remoção ou transferência de ofício, que acarrete mudança de domicílio para o município onde se situe a instituição recebedora, ou para localidade mais próxima desta.
O pedido de revisão somente será analisado pelo professor da disciplina, caso estejam presentes os seguintes requisitos:
- conter a indicação da(s) questão(ões) a ser(em) reavaliada(s);
- existência de fundamentação adequada com as peculiaridades da prova;
- observar o prazo dado pelo professor;
- inexistência de qualquer menção à nota necessária para aprovação.
A consulta poderá ser feita diretamente na biblioteca ou por meio da Internet em nosso catálogo eletrônico no site http://biblioteca.pm.df.gov.br:8080/Biblivre4/bibcmt/.
Sim, desde que não haja reservas prévias e a devolução não esteja atrasada. A renovação pode ser feita na biblioteca e não há necessidade de estar com o livro para realizá-la.
O CMT não possui mensalidade, o ensino é gratuito. Os associados à Associação de Pais, Mestres e Funcionários do CMT contribuem voluntariamente com o valor de 12% do salário mínimo, atualizado a cada ano. Esses recursos são recolhidos e administrados diretamente por essa Associação, conforme normas estabelecidas em Estatuto próprio.
Sim. O material devolvido é colocado em quarentena por, no mínimo, 48 horas. Após essa quarentena, o material será higienizado e voltará a compor o acervo da Biblioteca.
O CMT possui um local de Achados e Perdidos, que integra o Corpo de Alunos, e é responsável pelo armazenamento e restituição dos bens materiais extraviados, dentro do Colégio Militar Tiradentes.
O Regulamento Disciplinar do Colégio Militar Tiradentes, nos incisos 3.15 e 3.20, incentiva o zelo dos alunos pelos seus pertences, bem como a entrega à Seção Achados e perdidos, caso encontrem material que não lhes pertença. O descumprimento enseja Transgressão Disciplinar leve.
Bens extraviados pelos alunos serão recolhidos, relacionados em livro próprio e guardados em local seguro onde oportunamente serão restituídos aos proprietários. Os materiais não procurados em 45 dias serão doados ou descartados. (BI 157 DE 1º SET DE 2014 / PMDF)
O sistema do CMT estabelece o prazo de até 15 (quinze) dias.
A forma de ingresso do candidato no Colégio Militar Tiradentes no ano escolar inicial do Ensino Fundamental II e demais anos escolares dar-se-á mediante prova de seleção, avaliação médica e avaliação psicopedagógica, conforme previsão de vagas.
Os interessados deverão acompanhar a divulgação do processo no site do Colégio.
De segunda à sexta-feira, das 07h às 18h, inclusive no horário de almoço.
Se o aluno perder ou estragar um livro da Biblioteca deverá comunicar o fato a fim de evitar entrar na condição de inadimplente proposital e sofrer sanções. Assim, o aluno terá um prazo para ressarci-lo em sua edição ou em uma mais atualizada.
Caso o livro não seja mais publicado e faça parte de uma publicação corrente, será estipulado o ressarcimento por outra obra de interesse da Biblioteca e com valor similar ao extraviado.
A restrição médica é lançada no mapeamento da seção de Acolhimento, onde é feita a relação e apuração diária durante a formatura matinal, a fim de verificar a duração e a condição da restrição. Os alunos que tiverem nessa relação, ou eventualmente passarem mal durante as formaturas, são colocados em local destacado à tropa previamente determinado pelo Corpo de Alunos e pela seção de Acolhimento. Assim será dado o devido atendimento e orientação sobre prevenção e/ou comunicação aos responsáveis.
Por lei, o certificado é entregue com 90 dias (corridos), após a conclusão do Ensino Médio.
O ambiente escolar apresenta peculiaridades relevantes às ações de prevenção à saúde, bem como a prestação dos primeiros cuidados relacionados às intercorrências apresentadas pelos alunos no desempenho de atividades como aulas recreativas, formaturas, desfiles militares, jogos escolares, entre outros.
O aluno que se encontre com alguma queixa relacionada a sua saúde é encaminhado ao Acolhimento. São realizados procedimentos para a verificação de sinais vitais: pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, temperatura e saturação; realização de pequenos curativos, entre outros. Qualquer intercorrência apresentada haverá a comunicação direta aos pais e responsáveis sobre o estado geral do aluno.
São prestados os primeiros atendimentos, onde é avaliado se a intercorrência é clínica ou traumática. Nos casos emergentes é solicitado o suporte avançado de vida como SAMU ou CBMDF. Para casos urgentes, como episódios de náuseas/vômitos, cefaleia ou qualquer outra situação que impossibilite a permanência do aluno na escola, é realizado o contato com o responsável para que busque o discente. Ao chegar no Corpo da Guarda, devidamente trajado, o responsável deverá informar o nome de guerra e a turma do aluno para receber as orientações adequadas a cada caso.
Além disso, o Acolhimento faz o controle dos atestados e relatórios médicos a fim de atender as especificidades de cada aluno de acordo com seu diagnóstico. Acolher é um compromisso ético de resposta às necessidades dos alunos com intuito de promover saúde dentro do ambiente escolar militar.
O aluno poderá retirar apenas um livro literário por vez.
Os livros para pesquisa de trabalhos poderão ser emprestados até 3 (três) unidades, simultaneamente.
O acervo é composto de livros de todas as áreas de conhecimento, dicionários, enciclopédias e revistas. Os livros didáticos compreendem do 6º ano até o Ensino Médio.
Os alunos e funcionários do CMT podem utilizar a biblioteca. O acervo poderá ser consultado na sala de consulta, sem trâmite prévio. Para utilizar o serviço de empréstimo será necessário realizar o cadastro.
Não. O Colégio Militar Tiradentes é integrante do Sistema de Ensino Público do Distrito Federal, competindo-lhe executar o ensino de nível fundamental e médio, com vistas ao atendimento prioritário dos dependentes dos Policiais Militares do Distrito Federal, por ser órgão assistencial e de apoio à Polícia Militar do Distrito Federal, observadas as diretrizes do Ministério da Educação e do Comandante-Geral da Corporação.
Redes Sociais