Olimpíada Brasileira de Astronomia

Senhores pais e/ou responsáveis,

Informamos que o Colégio Militar Tiradentes – CMT, empenhado na sua missão de estimular o conhecimento e estudo de seus discentes, participará da Olimpíada de conhecimento realizada pela UERJ em parceria com Agência Espacial Brasileira (AEB).

# Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA;

# Mostra Brasileira de Foguetes – MOBFOG.

A participação dos alunos é voluntária e não requer pagamento de inscrição para nenhuma das modalidades (OBA-prova escrita/ MOBFOG-Construção da base e lançamento de foguete).Os alunos poderão se inscrever nas duas modalidades ou em apenas uma delas a seu critério.

Os participantes contarão com aulas de resolução de exercícios (Geografia, Ciências e Física-2h aulas por semana). Vale lembrar que tais aulas são facultativas, ou seja, os alunos participantes não são obrigados a frequentá-las.

A OBA é dividida em dois níveis: Nível 3 (Ensino fundamental) e Nível 4 (Ensino médio). Ambas as provas serão realizadas, impreterivelmente, no dia 18/05 no CMT das 8h às 12h.

Destacamos que os alunos do Ensino Médio poderão se classificar para a segunda etapa que corresponde à Jornada espacial e também poderão ser selecionados para compor a equipe brasileira que participará da olimpíada internacional de Astronomia e Astrofísica bem como para a Olimpíada latino Americana de Astronomia e Astronáutica.

Em relação a construção da base e lançamento de foguete, os alunos terão uma aula de orientação a respeito da construção (diretrizes e regras) e terão acompanhamento até o dia em que haverá uma competição interna entre as companhias. As duas melhores equipes (cada uma deverá ser composta por 3 alunos, 1 pai e 1 professor) serão as representantes do CMT junto a MOBFOG.

Por fim destacamos que as inscrições ocorrerão entre os dias 05 e 16 de março. Para tanto, os alunos deverão procurar o CB Ramon Vieira na Coordenação do Ensino Fundamental.

Aos alunos do Ensino Médio, é válido lembrar que o contraturno não será dispensado, sendo assim, os alunos deverão participar dos encontros no dia que não houver atividades do contra turno.